- Ano: 2013
-
Fotografias:Miguel de Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Espinar House está construída em uma pequena vila ao norte da Sierra de Madrid. O terreno desfruta de uma localização privilegiada, na borda do Parque Natural Penera, que margeia a cidade. Esta situação singular foi o ponto de partida do projeto, cujos objetivos eram: maximizar as vistas para as montanhas e o parque a noroeste; otimizar incidência de luz natural; e respeitar os grandes pinheiros pré-existentes. A casa se localiza no centro do lote, e seu perímetro é definido pela legislação e pela localização das árvores.
A fachada consiste em uma pele tripla: primeiramente há um painél sanduíche de placas de OSB (o acabamento interno), isolamento com espuma de poliestireno extrudado e painéis à prova d'água, ao redor dos quartos e áreas sociais. A segunda pele é feita de policarbonato celular, que garante isolamento extra e aumenta o perímetro da fachada sul, que recebe calor no inverno e pode ser aberta para o exterior nos dias de verão. Cabos de aço permitem que trepadeiras e heras cresçam em três fachadas da casa, atuando como uma terceira pele.
A utilização de técnicas construtivas semi mecanizadas, estrutura leve de aço, painéis sanduíches e policarbonato aceleraram a obra, reduziram custos e proporcionam ao edifício maior flexibilidade para futuras mudanças. As instalações elétrica e hidráulicas são acessíveis, tornando mais fácil expandir, mudar ou reformar a casa.
O deck superior é uma área de jardim que procura compensar a porção do terreno ocupada pelo terreno. Ele proporciona um espaço de lazer ao nível da cobertura das árvores com vistas para as montanhas.